Meu site

Meu site
MAIS FÁCIL PARA VOCÊ ADQUIRIR APOSTILAS E MATERIAIS. CONFIRA.

DECOUP. NEVA. MOLELADA

 

MATERIAL


§  Uma caixa de madeira
§  Tinta  PVA  branca  ou  base  para  artesanato
§  Dois  guardanapos  iguais (ou duas  figuras)
§  Cola  branca CASCOREZ  rótulo azul
§  Pinceis  macios
§  Verniz  Geral  ou Acrílico (para acabamento  final)
§  Lixa  250  ou 400
§  Tinta  Dimensional  Metálica (ou a cor que preferir)
§  Tinta branca ou pérola para  nevar
§  Rolinho de espuma (liso)
§  Boleador de bola
  

    COMO  FAZER


1.     Passe uma  demão de PVA (ou base) na  caixa, deixe secar. Lixe para ficar bem lisa. Se achar necessário, repita esse processo, para ficar ainda mais lisa. Limpe o pó.

2.     Retire do guardanapo, as duas películas de papel que ficam no seu avesso.

3.     Agora, com um pincel macio, passe cola (diluída) na tampa ou onde for  decoupar. Alise essa cola com o rolinho para não ficar acúmulo de cola  em nenhum  lugar.

4.     Com delicadeza, vai depositando o guardanapo devagar sobre a cola, cuidando para não ficarem dobras ou rasgar. Pressione um pouco  com uma sacolinha plástica limpa, para ajudar alisá-lo.  Passe de leve sobre todo ele, uma camada  de cola para impermeabilizá-lo (levemente para não rasgar) Deixe secar bem.

5.     Depois de colar o primeiro guardanapo, escolha  no  2º guardanapo, algumas  estampas (ou desenhos) aleatórios, e recorte-os  5mm  maiores. Eles  farão par com os correspondentes  aos  do guardanapo já colado. Reserve.

6.     No guardanapo decoupado já bem seco, fará agora o nevado. --Misture um pouco de tinta branca (ou pérola) com água para ficar aguáda, e passe de leve com o pincel macio sobre a figura toda,  –em seguida com o rolinho de espuma, vai passando em movimentos de vai e vem, sobre essa aguada, na  intenção  de que a estampa vá ficando fosqueada  esbranquiçada, deixando a figura com uma  leve transparência (não tampá-la totalmente). Quanto mais ou menos for passando o rolinho,  ficará mais ou menos branca, conforme quiser. Cuidado para não rasgá-lo. Deixe secar.

7-Agora, sobre esse nevado já seco,  vai preenchendo  cada pedaço   escolhido antes,  com a cola  CASCOREZ grossinha, dentro de um frasco de bico, para facilitar o preenchimento.  Preencha com cuidado  para não escorrer  para fora do limite da figura. Coloque para secar em uma superfície plana . Estará seca quando a cola ficar totalmente transparente. Repita o mesmo processo, se quiser um relevo mais alto, e espere secar bem novamente.


8-Enquanto isso, passe o boleador  no verso  de cada recorte  do  2º guardanapo,       fazendo um pouco de pressão. Notará que ficarão abaulados (curvos). Isso facilitará na  adaptação desses  recortes  sobre seus pares na hora da colagem.

9-Voltando para a caixa já com os relevos secos,  passe novamente cola sobre eles (faça um de cada vez) com um pincel, e cole cada recorte sobre seu par, alisando com o plástico, e assim sucessivamente  com todos. Passe uma camada de cola por cima de tudo para impermeabilizar. Deixe secar.

10- Com a dimensional, contorne as estampas  em relevos, para realçá-las  mais, e mais alguns pontinhos à sua escolha.  Secar por +ou- 12hs.  Se quiser, passe  verniz spray para acabamento, ou outro que escolher.

11- O restante da caixa, laterais e interior, pode pintá-la com uma cor que combine com a estampa, ou forrar seu interior com papel camurça, para ficar um acabamento mais fino.

                               DICA DE COMO USAR PÓ DE CAMURÇA


                                               1º - Passe goma laca indiana para selar. Seque.
        
2º - Passe uma demão de tinta esmalte da cor do pó que usará.
         
3º - Quando minutos depois o esmalte estiver no ponto de pegajoso ao toque, jogue uma quantidade do pó, feche a tampa e balance para todos os lados.
           
4º - O pó ficará grudado em todo o interior e o excesso  de pó despeje em uma vasilha e poderá ser aproveitado em outro trabalho.    Deixe secar por mais ou menos 24 a 36 horas.   Depois pode ainda, sair  mais  excessos  do  pó.